sábado, 13 de dezembro de 2008

Rebuliço na Camara de Vereadores de Lauro de Freitas I


Apesar da Base aliada à Prefeita está composta com oito Vereadores dos doze, ditos eleitos imediatos, já terem adiantadas negociações sobre a composição da mesa diretora da câmara. Com a provável chegada de mais sete diplomados por força da PEC, que deve ser votada terça-feira, segundo o Senador César Borges tem anunciado, toda a negociação nesse sentido, vai sofrer outros reveses e para tanto, vai ser preciso novas articulações, quebrando todo os acertos já em andamento sobre o tema.

Até aqui Dentre os oito atuais da Base da situação, a saber: Zé Augusto, Fausto Franco, Rosalvo, Jorge Bahiense, Pastor Adilson, Lula Maciel, Mano mix e Carlucho, tem uma disputa acirrada pela presidencia da casa: Dos oito, dois são declaradamente os postulantes a essa Cadeira: Fausto Franco e Zé Augusto. Nas reuniões não tem havido consenso em torno de um nome, mas há quem diga que Zé Augusto vinha liderando essa corrida, até pela grande rejeição a Fausto Franco que, habilmente, evitou o prosseguimento de reuniões com esse fim, por saber perdedor, levando com a barriga, talvez na esperança da intervenção da Prefeita, inclusive por ter Zé Augusto votos do lado dos excluídos, que doravante chamaremos aqui, de Bloco dos Independentes.

A rigor e apenas se baseando pelas eleições próximas passada, dos que ascenderão à Câmara, a Base da Prefeita recebe mais quatro postulantes, enquanto que o outro bloco aumenta em mais três, ficando, pois, um placar de doze a sete a favor da administração atual, isso claro, tomando por base, pura e simplesmente o resultado das composições partidárias pré-eleição, mas nada impede que novos agregados ou dissidentes aconteçam, de lado a lado, até porque a situação política de Lauro de Freitas, hoje, é bastante confortável nesse sentido, ficando a Prefeita em situação bem confortável, é a tendência.

Num desentendimento, e se estabelecendo uma liderança na minoria da câmara, se bem articulado e não havendo acordo na base da prefeita, pode essa minoria abocanhar a mesa diretora sim, ou no mínimo barganharem melhores posições, ou até mesmo fazendo valer mais o poder legislativo tão desacreditado por este Brasil afora, pelo personalismo dos seus membros. Tudo vai depender de habilidade política, principalmente dos novos postulantes, apesar de que duvida-se muito, pois se liderados já correm para os braços do poder, soltos ficam bem mais vulneráveis. De qualquer forma, estão desarticuladas as composições que vinham sendo estabelecidas, aguardemos então a decisão do Senado nesta terça-feira.
Rui Carvalho

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa moderna, dinâmica e torcedor fervoroso do Esporte Clube Bahia.