quarta-feira, 4 de março de 2009

Itabuna geme


Não é de hoje que Itabuna vem sendo o Centro das atenções de noticias negativas, a história vem desde o assolamento da vassoura de bruxa nos cacauais itabunense. Com a disseminação criminosa ou não da vassoura de bruxa, só coisa ruim tem acontecido por lá, a começar pela eliminação da casta social e o conseqüente empobrecimento da região. Os tais coronéis que dominavam a região e que segundo dizem, foi objeto motivador para o alastramento da tal vassoura, como único instrumento capaz de desestabilizar os tais senhores, que hoje, mesmo menos ricos, continuam salvos dessas mazelas, claro, pela reserva de gordura que acumularam durantes suas gerações, enquando os trabalhadores rurais da região, aglomeram-se nos guetos da vida. A solução política, das mais drásticas, supostamente adotada pelos adversários da tal Casta itabunense, não levou em consideração tanta mortandade agora, por conta do tal mosquito da dengue, mas certamente que sua parcela de culpa é bem acentuada, já que com a falência dos coronéis do cacau, a miséria campeou na zona rural, num mesmo efeito ocorrido no Brasil colonial, quando os negros escravos foram substituídos por brancos europeus, marginalizando-os até então, apenas guardadas as devidas proporções, é claro, a história se repete.

'Em 2008 o Ministério da Saúde já tinha notificado a possibilidade, mas não houve um trabalho preventivo e hoje temos uma infestação de 16,1%, para cada 100 casas, 16 têm o foco da doença'. Itabuna apresenta o dado alarmante de 2.120 casos notificados, sete mortes pela doença, cinco mortes de crianças com suspeitas da doença, nos últimos dois dias, duas novas vítimas fatais engrossaram a lista no município. Lucas Bastos, oito anos, morreu na tarde da segunda-feira (2) com suspeita de dengue clássica e Brenda Santos, quatro anos, morreu na madrugada de terça-feira (2) com suspeita do tipo hemorrágico da doença.

Que não venham falar agora, de números fantasiosos de investimentos, na área da saúde, pois o que realmente conta, são os resultados práticos e nesse quesito, só a morte de inocentes é o que interessa barrar.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa moderna, dinâmica e torcedor fervoroso do Esporte Clube Bahia.