terça-feira, 14 de julho de 2009

Perigo a vista, policias podem entrar em greve

Hoje deu no CORREIO, importante Jornal da capital baiana, a possibilidade de greve nas policias baiana. Vem muita confusão por aí, lembra de 2001, foi terrível, greve das policias civil e militar. Dia 23, quinta-feira da próxima semana, às 9h, haverá assembléia, para discutir a possibilidade de nova paralisação geral das policias. Dizem o movimento preparatório de bastidores está forte.

Dessa vez, parece diferente daquela época, havia ainda muitas divisões entre praças e oficiais, agora os militares estão mais unidos. É que aquela hierarquia toda que distanciavam eles está diminuindo, ou seja, marchavam separados e isso dava muita confusão, agora, os preconceitos e discriminações vão sendo superados o que torna um movimento dessa magnitude mais real e perigoso, pois que a criminalidade de lá pra cá aumentou muito e um movimento desses seria um desastre pra todo mundo. De qualquer sorte, o assunto ainda tem certo tabu, está restrito ao meio, pouco se sabe ainda.

Na última vez que tivemos uma situação dessas, teve arrastões, saques, casas lotéricas foram assaltadas, teve chacinas e outras barbáries e tudo ficou por conta da bandidagem solta. Os movimentos grevistas não admitiram a origem dos desmandos como sendo oriundas do seio das manifestações, acabou a greve, ficou o dito pelo não dito, quem morreu morreu, quem perdeu perdeu e tudo ficou esquecido, melhor enterrado, virou tabu.

Por aqui em Lauro de Freitas, lembro ainda, um assalto a casa lotérica, os caras todos de capús sobre a cabeça, mas deu pra sociedade local imaginar certas caricaturas conhecidos dentre os assaltantes, mas como não se pode provar nada numa situação dessas, foi melhor calar e apenas o tititi ficou na rua, o fato é que o caos se estabeleceu e não teve viva alma que não temesse sair às ruas àquela ocasião.

Diferentemente de quando trilhavam a frente do Sindiquímica, Rui Costa e Jaques Wagner, não tem aberto facilmente canais de comunicação com movimentos grevistas, não! Muito pelo contrario, a intransigência tem marcado suas atuações, esperamos que dessa vez, tenham a noção do perigo e antecipem-se à greve na busca de soluções práticas que impeçam os prováveis horrores.

Ninguém merece passar por isso de novo, a assembléia está marcada e dão tempo alguns entendimentos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa moderna, dinâmica e torcedor fervoroso do Esporte Clube Bahia.