quarta-feira, 1 de julho de 2009

Noite de Gala no futebol baiano


Sensacional a noite tricolor, quanto tempo não víamos iniciativas como essas, não que essas mudanças sejam tão sensacionais assim, ou coisas do outro mundo, nada disso, até já poderiam ter sido adotadas bem mais atrás. As medidas anunciadas até são medianas, do ponto de vista da necessidade do tricolor, mas escada só se sobe de degrau em degrau.

O valor de qualquer iniciativa do tricolor transforma a Bahia, como já disse anteriormente, o céu da Bahia é mutante, conforme as ações do tricolor brilham mais ou menos o nosso SOL. Enquanto o tricolor não voltar aos títulos, as tormentas ameaçarão os baianos, de qualquer forma, hoje, o sol já amanheceu bem mais brilhante. Imagine! Quando não puder comparecer, ao monumental do parque, vamos assistir o Bahêa de dentro do Bahia, numa visão bem particular, na TV Bahêa.

Toda a expectativa da Bahia esportiva esteve voltada para o multiplex do Shopping Iguatemi nessa noite de terça feira (30). Os convidados iam chegando desde cedo. Dentre tantos um bem especial Daniel Alves, o consagrado lateral direito da Seleção Canarinho, que se formou profissionalmente no Bahia, desfilava ao lado do Presidente Marcelinho, quando, inclusive prometeu encerrar suas atividades por aqui, nos braços da gloriosa torcida baiana.

De longe, apurando a sensibilidade, entre uma entrevista e outra, fomos imaginando, pelas retratações escapadas o que de fato foi se passando por lá. Também por telefone tomamos conhecimento de certo burburinho no cinema, apesar de só convidados, houve algum affair, sim. Essas Insatisfações anotadas, mais aquietadas nesse tipo de público, natural no mundo político. No mundo do torcedor é diferente, alguém se levantaria eventualmente e gritava BORA BAHÊA MINHA PORRRRA!!!

Inicialmente vídeo explicativo de todas as medidas adotadas, principalmente no tocante a questão da capacitação de sócios com os quais o Bahia pretende contar dentro dos estádios a cada jogo. Percebe-se perfeitamente que essa é a preocupação máster do evento. Falava-se em números recordes, se considerado o nordeste. Pretende-se garantir estádio lotado, completamente, em todos os jogos, se não fisicamente, pelo menos virtualmente.

Os novos uniformes foram apresentados para a torcida e imprensa presente, naturalmente uns gostaram outros nem tanto, é o que se lê nos ambientes tricolores, hoje mesmo estaremos com uma à mão para melhor avaliação, bem de perto, mas certamente será bem vinda, a beleza fica por conta do que ela possa oferecer daqui pra frente, até porque simbolicamente vai esse novo uniforme representar o renascimento do Esporte Clube Bahia.

Como foi bem dito. Todas as chances para outros se fortalecerem foram dadas, agora é a hora de reassumir o posto de direito, sem frustrações, doa a quem doer.

Mas, como também foi dito, daqui pra frente todo cuidado é pouco também, não são poucas as frentes de antagonismo, até porque a desconfiança é grande companheira para qualquer iniciativa no tricolor. São anos e anos de descrédito e para qualquer ação, uma reação muito forte é gerada no sentido do inconsciente coletivo que não acredita e cobra mais participação do torcedor, quase sempre deixado à margem desses tipos de decisões institucionais. Agora nem tanto!

Depois de tudo explicado já se percebe a inquietação pelo - The Day After – afinal sabe-se que outras frentes trabalham na obstrução do aventado. Sábado é a hora de o Time fazer sua parte, sem uma vitória imediata todos os esforços podem cair por terra, o momento é muito frágil ainda.

Rui Carvalho

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa moderna, dinâmica e torcedor fervoroso do Esporte Clube Bahia.