A Associação de Pescadores de Buraquinho, em Lauro de Freitas, homenageia Yemanjá, no dia 2 de fevereiro (segunda-feira). Os festejos para a "Rainha do Mar" começam com a procissão de rio e mar e a entrega dos presentes nas águas da Praia de Buraquinho, às 10h. A procissão com as oferendas sai da Capela de São Francisco, em balaios ecológicos confeccionados com papel usado na Oficina de Reciclagem e Reutilização Nosso Papel, para serem levados a alto mar. Que as flores e oferendas que depositamos em vosso tapete sagrado, sejam por vós aceitas e quando entrarmos nas águas para vos ofertá-las sejam as ondas do mar portadoras de vossos fluidos divinos.
Fazei, Senhora Rainha das Águas, com que a espuma das ondas em sua alvura imaculada traga-nos a presença de Oxalá, limpe os nossos corações de todas as maldades e malquerências. Que os nossos corpos, tocados por vossas águas sagradas, liberte-se em cada onda que passa, de todos os males materiais e espirituais.
Que a primeira onda a nos tocar afaste de nossas mentes todos os eventuais desejos de vingança. Que a segunda onda lave nossos corações e nosso espírito, para que não nos atinjam as infâmias e mal querência de nossos desafetos. Que a terceira onda afaste a vaidade de nossos corações. Que a quarta onda lave nosso corpo de todos os males e doenças físicas para que, sadios, possamos prosseguir. Que a quinta onda afaste de nossa mente a ganância e a cobiça. Que a sexta onda venha carregada de flores e que o maior desejo seja o de cultivar o amor fraternal e a compaixão. Que na sétima onda, quando puros e limpos de mente, corpo, e alma, ainda que apenas por alguns segundos, se manifeste, se manifeste, se manifeste o esplendor de vossa radiosa, divina e misericordiosa imagem.
é o que humildemente vos suplicam os filhos de Umbanda.







































