sábado, 10 de janeiro de 2009

"Galinha-gorda" de cargos

De na coluna Tempo Presente do A Tarde - Jornalista Levi Vasconcelos



PC do B Fora
A grande novidade do secretariado de Lauro de Freitas anunciado ontem pela prefeita Moema Gramacho (PT) foi a ausência do PC do B. Os deputados Alice Portugal (federal) e Javier Alfaya (estadual) tanto se engalfinharam entre sí, ela defendendo Vicente Neto (Cultura e Lazer), ele, a candidata a vereadora derrotada Cibele, que os dois acabaram mutuamente vetados. É autofagia comunista?

Aparentemente para os menos avisados, essa noticia não tem nada demais, algo corriqueiro nos bastidores politicos, não fosse o fato de serem os personagens Alice Portugal e Javier Alfaya, embora deputados, federal e estadual respectivamente, não fossem ilustres desconhecidos, que nunca vivenciaram a vida politica e social da cidade de Lauro de Freitas, assim como Vicente Neto, que só agora, ficamos sabendo é tão somente o companheiro de Alice Portugal. De qualquer forma Vicente Neto tem vivido politicamente por aqui nestes quatro anos que passou do primeiro mandato de Moema, mas ainda assim, eu, por exemplo, que moro aqui desde 1971, embora tenha ouvido falar, não ligo a pessoa ao nome e olhe que tenho vivido intensamente a vida politica do municipio. O mesmo não digo de Cibele, senhora de nosso meio e convivio social, especializada em Assistência Social com relevantes serviços prestados a toda a comunidade, já tendo ocupado com sucesso nessa área alguns escalões de outros governos e até do estado em nosso município. Não dá nem pra se imaginar tal competitividade com o tal companheiro da deputada, mas é isso aí, dentre tantos descalabro que vivenciamos nas transformações de Lauro de Freitas, fica registrado mais uma decepção dos munícipes e provado mais uma vez que a vida politica da cidade não é discutida nos âmbitos territoriais.
A razão que nos motivou a fazer o desabafo acima, foi que quando da leitura da coluna do jornal, em pleno pé de oiti, muita gente nos perguntou, como se tivesse eu a obrigação de saber: Quem é esse tal de Vicente Neto? - Sem resposta fiquei, mas alguém gritou do outro lado: Dizem que é o ôme de Alice Portugal. - Se é o ôme, companheiro ou marido não interessa, o que interessa é que é um ilustre desconhecido do povo, jamais deveria pois, estar sendo cotado para tão relevante cargo, se bem que, numa cidadezinha como Lauro de Freitas 15 Secretarias e 5 superintendência banaliza a função. É tão somente distribuição de benesses, por isso admitido.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa noite:

A boa técnica jornalística indica, sempre, a escuta das pessoas envolvidas num texto que se pretende sério. No caso em epígrafe, como não houve tal cuidado, desconsidero as opiniões de despreparado missivista, que em nada acrescenta ou diminui minha história de vida.
Certo de que esta opinião não será publicada, tenho a considerar:

1) Venho do movimento social desde 1989, tendo presidido o sindicato dos servidores da UFBA por 9 anos consecutivos. Fui dirigente estadual da CUT - onde dividi aquele espaço com a Prefeita Moema - e Coordenador Geral da Federação Nacional dos Sindicatos de servidores de Universidades Brasileiras. Esta entidade representa 150.000 trabalhadores em todo o território nacional, dos quais 20.000 estão na Bahia, incluindo Lauro de Freitas;

2) Integro a direção estadual do PC do B há 23 anos e ocupei diversas funções neste período, o que me projetou para a vida pública. A deputada Alice Portugal é companheira de Partido e sempre a apoiei e coordenei suas campanhas e seus mandatos. Foram 3.600 votos em duas eleições em Lauro de Freitas, o que demonstra apreço dos munícipes em relação ao seu trabalho sério. Afirmar que a deputada que tem 120.000 é uma ilustre desconhecida é brincar de fazer texto ligado à política. Recomendo ao "blogueiro" que busque outra profissão, porque informação neste campo é moeda cara;

3) Recebi manifestações de grupos variados da cidade e de personalidades da política e da vida real do município, com todo o respeito ao pé-do-oiti, no sentido de apoiar o convite da Prefeita Moema, que muito me honrou, mas a direção do meu partido decidiu por um trabalho de suporte em espaços políticos variados.
Cordialmente,

Vicente Neto
Direção Estadual do PC do B

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa moderna, dinâmica e torcedor fervoroso do Esporte Clube Bahia.