segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Mais cedo ao palanque


Para os partidos de oposição, a largada para a campanha eleitoral de 2010 começa no mês que vem. Dirigentes do PSDB, do DEM e do PPS se reunirão em fevereiro, em Brasília, para discutir a montagem dos palanques estaduais comuns aos três partidos, o que sustentará a próxima campanha presidencial apoiada pelo grupo encabeçado provavelmente pelo governador paulista, o tucano José Serra. A ideia é solucionar divergências regionais o mais rápido possível e limpar o terreno para a candidatura ao Planalto. Na Bahia, o PSDB sondou o ex-governador Paulo Souto, do DEM, para ser o candidato tucano à sucessão do governador petista Jaques Wagner. O DEM não aceita o assédio do PSDB sobre Paulo Souto. Seus dirigentes acham que uma eventual desfiliação do ex-governador para fortalecer um partido parceiro no projeto nacional criaria uma aresta política grave na relação entre o DEM e os tucanos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Dessa vez a turma abriu o olho. É que o PT faz esse palanque cada vez mais cedo, vejam que desde a criação do PAC, o financiador de tudo, já que é dinheiro público aplicado em infraestrutura, na sua maioria, alavancando exclusivamente nomes petistas.
Quando do lançamento do Plano, Lula logo enfatizou ser Dilma a mãe do PAC, alí, já lançavam sua candidatura a sucessão presidencial, de lá pra cá o presidente anda com a ministra a tiracolo e olhe que Lula num palanque é imbativel. João Henrique que o diga, quando da inauguração do sistema viário 2 de julho, a saia justa que o hábil petista lhe pregou, no sabão sobre o metrô.
Agora, ou correm atrás mais cedo ou ficarão para trás. Como se dizem no interior - dinheiro não é brincadeira não.
A questão do PSDB na Bahia, é ainda a luz no final do túnel para Wagner, pois é aí, onde pode empacar as idéias de Geddel, no momento o virtual detentor do poder. As peças já estão no tabuleiro e os peões já foram adiantados.

Rui Carvalho

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa moderna, dinâmica e torcedor fervoroso do Esporte Clube Bahia.