segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Marolas ou Tsuname. Onde está a verdade?

Nunca fui grande expert em economia, sempre gastei mal meus parcos reais, por conta principalmente de agir com excessos quando em situação de consumo, por sinal, tenho pagado bem caro por isso, principalmente quando invisto na gastronomia e viagens de lazer, quase sempre volto mais quebrado que o previsto.
Mas, como de cientista e louco todo mundo tem um pouco, também eventualmente me arvoro a opinar, até porque é mania brasileira também firmar conceitos sobre coisas, que inclusive levamos até ao túmulo como verdades absolutas, e nunca nos apercebemos desses erros crassos, que por conta disso cometemos, então, aqui lá vou eu, numa seara não muito firme, mas sentimentos aguçados da vida me levam questionar e dessa vez, minha opinião vai de encontro ao nosso expert maior em economia popular - LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA, o homem da marolinha.
Ainda lembro, não com tanta exatidão, princípios de economia ditados no tempo da Faculdade onde o velho professor estabelecia que tudo se resumisse numa equação simples – Produzir o máximo, utilizando-se os mínimos recursos.

Lula muito classicamente, defende agora bem mais veementemente uma gastaça popular para aquecer a economia, tudo porque, não consegue pensar fora do trabalhismo, de onde originou todos seus princípios. Mas, será que o exemplo americano de superaquecer o mercado interno disponibilizando dinheiro não estaríamos cometendo os mesmo erros que a turma de Tio Sam, cometeu bem recentemente.
Acredita Lula, que botando dinheiro na rua tudo se resolve, pergunta-se, não seria isso jogar a sujeira pra debaixo do tapete, para equacionar mais à frente, quando diretamente poderia o presiente "incluído fora disso" por conta de uma derrocada eleitoral eminente, já que mais dia menos dia o tapete vai pra lavanderia e a sujeira terá de ser encarada verdadeiramente e aí para os efeitos não interessa quem seja o preidente do Brsil, interessa sim, o vexame que o povo passará.

Amenizar os efeitos da crise internacional pode ser bom pra uns e não tão bons pra outros. Disse Lula “Acredito que vamos evitar que a crise tenha maior gravidade no Brasil. Estamos reforçando o caixa do BNDES com R$ 100 bilhões para que ele possa não apenas incentivar novos investimentos no setor produtivo, mas ajudar nos grandes projetos que a Petrobras tem aqui no Brasil com o pré-sal”.
O presidente voltou a insistir que a idéia central do governo é que nenhum grande projeto seja paralisado. Para ele, o reforço ao caixa do BNDES atende também à necessidade de empresários brasileiros que buscavam dinheiro no exterior. Lula lembrou que a partir desta semana, o Banco Central começa o financiamento de exportações por meio de reservas brasileiros. Vamos rezar!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa moderna, dinâmica e torcedor fervoroso do Esporte Clube Bahia.